sexta-feira, 21 de agosto de 2009

FÉRIAS!!!!!!!

O blog e a sua autora estão de FÉRIAS!!!!!!!!!!
Até breve.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cuidados de rosto - Crónica de um creme anti-idade

Descubra a história surpreendente de um novo cuidado de rosto antienvelhecimento que combina exotismo, comércio justo e uma tecnologia cosmética nunca vista.

Quando os laboratórios de cosmética da Chanel decidiram criar um novo creme regenerante antienvelhecimento tinham um objectivo estabelecido pelo seu Centro de Pesquisa Cutânea: estimular cinco factores vitais da pele através dos quais é possível agir globalmente sobre o envelhecimento. E, para o fazer, havia dois caminhos possíveis: encontrar uma 'equipa' de vários activos (mas, em Biologia, o todo nem sempre é igual à soma de várias partes) ou descobrir um único activo capaz de fazer tudo sozinho, o que é mais complicado. Mas qual é o cientista que não adora um bom desafio?

Com a colaboração de etnobotânicos, a marca descobriu que existem umas moléculas, de seu nome poli-cetonas, que conseguem lutar contra o declínio da pele em várias frentes ao mesmo tempo, e que se sabe existirem nas vaniláceas (baunilhas). O senão é que estas plantas contêm outras coisas que não interessam e que até podem ser nefastas. Por isso, a marca desenvolveu um novo processo de purificação, o polifraccionamento, que permite isolar só o que interessa neste caso, menos de 1% das moléculas que compõem a planta. É a história deste processo inovador e do caminho desde a planta até ao creme que aqui lhe desvendamos em exclusivo.

Entre as 117 variedades de baunilha que crescem no mundo, os cientistas da Chanel elegeram a vanilla planifolia, nativa de Madagáscar, como fonte ideal dos activos usados no novo creme Sublimage. Para assegurar o seu fornecimento, a marca estabeleceu no Nordeste da ilha uma plantação desta baunilha, regida pelos princípios da agricultura biológica e do comércio justo. "A cultura é biológica por respeito à população local", explica Xavier Ormancey, director do Centro de Pesquisa Cosmética da marca. "Não queremos chegar lá, retirar o que nos interessa e poluir tudo em redor."

A colheita dura três semanas e é feita de manhã, para que o primeiro extracto da planta possa ser feito logo nesse dia. As características da plantação e do processo de extracção dos activos condicionam o volume de produção do creme, que não pode ser feita em larga escala. Por isso, o número de potes produzido por ano está mais próximo da exclusividade da alta costura do que da acessibilidade do pronto a vestir.

A cultura da planta exige uma dedicação e precisão dignas da alta costura e as mãos das mulheres que colhem as vagens têm de ter a agilidade sábia das que se afadigam a pespontar e a bordar nos ateliês Chanel antes de um desfile. As plantas levam três anos a crescer e as suas flores têm de ser polinizadas à mão, uma a uma. Durante os sete meses seguintes vão nascer e crescer os frutos: tenras vagens verdes recheadas de um suco rico em preciosas policetonas (os activos usados no creme). A colheita das vagens é feita quando estas têm precisamente 14cm, quando as policetonas atingem a máxima qualidade e quantidade.

As vagens colhidas são cortadas e é feito localmente um primeiro suco, que é enviado para os laboratórios da marca no Sul de França, onde passará pelas restantes fases da purificação. São necessários 105 quilos de vagens para produzir 1 quilo do extracto planifolia PFA, altamente concentrado nas policetonas que constitui o activo principal do creme. "Teria sido mais fácil, mais simples e mais barato fazer as policetonas por via química diz Xavier Ormancey, mas a mesma molécula, consoante é de origem natural ou sintética, nunca é igual. A natural foi feita por uma 'fábrica' natural, que é a planta, e todos os seus átomos vêm directamente da Natureza. Ora nós somos um sistema vivo e há sempre maior afinidade do natural com o natural. Por isso, preferimos tomar a Natureza na sua integridade, seleccionando apenas a parte que nos interessa, do que ir pela via sintética."

O processo de polifraccionamento inventado pela Chanel permite manter a quintessência da planta, purificada e poderosa. Imagine que tem uma caixa com bolinhas de várias cores. A si interessam-lhe apenas as amarelas e, das outras, apenas as suficientes para que as amarelas façam bem o seu trabalho.Num processo de purificação tradicional, é praticamente impossível eliminar selectivamente o que não se quer. Mas com o polifraccionamento é possível isolar apenas e só o que interessa da planta. O extracto polifraccionado é mil vezes mais potente do que o tradicional e contém 42 vezes mais policetonas. E, como explica o director do laboratório, "é um processo inteiramente natural, físico e não químico. Não usamos solventes, não há bioquímica, não há transformação". Apenas selecção: como uma mão que simplesmente tirasse da caixa as bolinhas que não interessam.E isso, acredite, é uma grande inovação.

Xavier Ormancey, não é um director de laboratório convencional. Verdadeiro Indiana Jones da cosmética, o cientista passa vários meses a correr mundo à procura de activos úteis para nos ajudar a manter uma pele jovem. "Quando precisamos de uma molécula para agir num dado mecanismo da pele, e ela não existe, vamos procurá-la, seguindo as pistas dadas pelos botânicos para encontrarmos as plantas onde essas moléculas podem estar." Foi assim que ele descobriu as policetonas para o novo creme... numa discreta baunilha de Madagáscar.

Uma vez integrado no creme, o extracto de baunilha consegue agir selectivamente sobre vários factores vitais da pele, trabalhando ao mesmo tempo a nível das rugas, firmeza e densidade, hidratação, textura, uniformidade e luminosidade. É certo que esta capacidade de múltipla acção estava já nas policetonas (por isso a marca se dá a tanto trabalho para as recolher), mas é o processo de purificação que preserva e concentra essas capacidades. A afinidade do extracto com a pele é extraordinária, ajudada pela textura especial do creme: rica e luxuosa como cachemira. Se a sua pele é seca e já começa a precisar de uma ajuda extra para manter ou recuperar um aspecto jovem, vai gostar deste regenerante global que luta contra todos os sinais de idade de uma só vez. Use diariamente ou em cura para enfrentar os dias mais frios. €230.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Eric Dane nu em vídeo divulgado na internet

O actor de Anatomia de Grey aparece nu com a mulher, Rebecca Gayheart e uma modelo da Playboy num vídeo que circula na internet

O que parecia ser mais um vídeo de sexo na internet não passa de um vídeo de nudez, pois na realidade não tem cenas de sexo. Os protagonistas são o actor Eric Dane, a mulher e actriz Rebecca Gayheart e Kari Ann Peniche, uma antiga Miss Teen USA e modelo da Playboy.

O vídeo apelidado de "Eric Dane sex tape" por blogues e em comentários no Twitter mostra os três intervenientes nus numa conversa animada sobre quais seriam os seus nomes se fossem actores da industria pornográfica.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Resultados do Passatempo 'Biju Suty' e 'O Mundo da Mulher Moderna'

Chegou a hora de revelar a vencedora do Passatempo 'Biju Suty' e 'O Mundo da Mulher Moderna', lançado aqui.
A escolha não foi fácil, dada a qualidade das participações, mas a selecção acabou por ser feita e eis a vencedora:

A Sílvia M., que enviou a seguinte participação:

Ao que dizem, "os diamantes são os melhores amigos de uma mulher", ao passo que, "o cão é o melhor amigo do homem"! Eu, se ganhasse este conjunto usava-o para ir passear o cão para impressionar o meu homem! Não há nada melhor do que tempo de qualidade entre amigos! ;)

Parabéns à vencedora, que vai receber em sua casa, o conjunto de colar e brincos! E obrigada a todas as participantes!

31 looks para os 31 dias de Agosto

Agosto merece que celebremos o sol, a praia e o calor! Para estar à altura, seleccionei 31 visuais, um para cada dia do mês, para tirar o máximo partido das tendências deste Verão!

sábado, 15 de agosto de 2009

Favas com presunto e ovos

4 pessoas . 35 minutos

Ingredientes
. 1 kg de favas descascadas
. sal
. azeite
. 1 casca de limão
. 200 g de chouriço de carne
. 150 g de presunto
. 1 cebola
. 1 pitada de colorau picante
. 1 c. (sobremesa) de farinha de arroz
. 3 ovos cozidos
. pimenta
. salsa

Preparação
1. Pele as favas e coza-as al dente em água com sal, 1 c. (sopa) de azeite e a casca de limão.

2. Refogue, numa caçarola, o chouriço cortado às rodelas, o presunto aos pedaços, a cebola finamente picada e 1 c. (sopa) de azeite. Quando a cebola ficar translúcida, retire do lume e polvilhe com o colorau.

3. Junte as favas e uma concha do caldo da sua cozedura onde previamente desfez a farinha de arroz. Ferva, durante um minuto, mexendo delicadamente.

4. Descasque os ovos, corte- -os em quartos e deite-os numa travessa. Tempere com sal e pimenta e deite por cima as favas e as carnes. Decore com salsa picada e sirva.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ténis que ajudam a manter-se em forma

A marca americana Skechers lançou uma nova linha de ténis para caminhada que ajudam a tonificar o corpo. Veja como funcionam!


Os novos "Shape-ups" prometem ajudar a melhorar a postura, tonificar os músculos e promover a redução de peso. Os "Shape-ups" são vendidos com uma manual de instruções, para que possa seguir as recomendações da marca para obter resultados mais rapidos.

Não é a primeira vez que surge este tipo de produto, já que a marca suiça MBT (Masai Barefoot Technology) se especializou no mesmo. O "Anti-sapato" é inspirado na tribo Masai: especialistas concluiram que os membros daquela tribo raramente tinham dores musculares e analisaram a forma como caminhavam, acabando por desenvolver o formato destas novas sapatilhas.

Tanto os "anti-sapatos" como os "shape-ups" ajudam a exercitar os músculos inactivos. Saiba mais no site Skechers e no site MBT.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Gillette Venus Prémio Design

A adesão de jovens designers à 1ª edição deste prémio foi enorme! Aqui ficam algumas das propostas que chegaram à final.







Mais informações em http://www.venuspremiodesign.com/

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nutrição: Como emagrecer para sempre

Sejam 3 ou 30 quilos que quer perder, se seguir algumas regras pode manter os resultados por muitos e muitos anos!

O intestino deve funcionar bem
É através do trânsito intestinal que o organismo elimina toxinas e transporta a gordura para o exterior. Para conseguir que a sua barriga funcione como um relógio, deve consumir alimentos ricos em fibra: fruta, legumes, cereais e pão integral.

As fibras servem também para atenuar a fome, pois transmitem uma mais rápida sensação de saciedade.

Mexa-se!
Só emagrecerá se gastar mais calorias do que as que consome. Ignore o elevador e vá pelas escadas, dance enquanto aspira, inscreva-se na natação ao fim de semana, pedale na bicicleta, corra para o autocarro. Só assim conseguirá queimar o que come. Para além disso, um organismo exercitado tem, ao longo de todo o dia, um gasto energético mais eficaz. Durante uma dieta, o organismo vai buscar energia aos ‘armazéns' que são as suas coxas, rabo, barriga ou braços. Pode até conseguir perder bastantes quilos sem actividade física, mas vai ter mais dificuldade em manter-se magra do que alguém que faça ginástica. O exercício diminui a taxa de gordura corporal e aumenta a massa muscular, o que lhe dará um aspecto mais tonificado e elegante. Uma caminhada de 15 a 20 minutos por dia pode ser a solução.

Espere dez minutos antes de petiscar
Se lhe deu vontade de petiscar, faça outra coisa. Tome um banho, vá dar um passeio, telefone a alguém. Regra geral, a vontade passa.

Evite as grandes oscilações
Passar o dia todo sem comer nada e, depois, chegar a casa e atacar a despensa é o pior que pode fazer. Cada vez que o corpo não recebe a quantidade de comida de que necessita para a sua manutenção diária reage como se estivesse a enfrentar um racionamento. O instinto de sobrevivência faz com que o gasto calórico seja menor, para que possa armazenar energia. Ou seja, tudo o que comer vai ser aproveitado ao máximo em vez de ser rapidamente metabolizado. O ideal é comer pequenas quantidades muitas vezes ao dia. Nunca esteja mais de três horas sem fazer uma refeição leve a não ser, obviamente, durante a noite.

Não às dietas iô-iô
Perder e recuperar peso de forma sucessiva, torna o emagrecimento cada vez mais difícil. A perda de peso muito rápida, caracterizada essencialmente por perda de massa magra, leva a um enfraquecimento do organismo e a um novo aumento de gordura mais repentino, que só muito dificilmente será eliminada. A perda de peso rápida pode também trazer consigo inestéticas estrias e complicações como a anemia. O emagrecimento lento é mais duradouro.

. O pequeno-almoço é obrigatório
Nunca deixe de comer bem de manhã. Beber apenas um copo de leite ou um café e um bolo é um erro grave para quem quer emagrecer, pois tudo o que comer ao acordar será melhor digerido e terá com mais energia para fazer face ao resto do dia.
Inclua fruta natural no seu pequeno-almoço, as proteínassó devem ser incluidas caso exista um aumento das necessidades (adolescência , gravidez, amamentação).

. Coma devagar
Comer à pressa é péssimo para a digestão. Se não tem o hábito de mastigar bem os alimentos faça o seguinte: pouse o garfo no prato depois de cada bocado e não volte a enchê-lo até ter esvaziado a boca.

. Evite os alimentos salgados
Consome com frequência queijos, enlatados, carnes fumadas, temperos prontos e batatas fritas ou aperitivos de pacote? As comidas ricas em sal causam retenção de líquidos. O corpo adquire um aspecto inchado. Se tem celulite deve ter especial atenção a este problema.

. Congele
Divida os cozinhados em pequenas porções que pode congelar. Assim, só vai comer o necessário.

. Prefira sempre a ementa menos gorda
Se costuma almoçar num restaurante ou cantina onde tem à sua disposição vários pratos, escolha sempre a ementa com menor quantidade de gordura: é melhor comer carne grelhada que frita, mas é preferível frita que guisada. Evite os alimentos fritos. Os pratos guisados ou estufados podem até ser saudáveis se a gordura utilizada for exclusivamente o azeite.

. Coma pouco à noite
Reduzir a ingestão de gorduras ao jantar é essencial para emagrecer. Comer demais à noite resulta em armazenamento de reservas porque esta é uma altura do dia em que o gasto de energia é mínimo.

O importante não é a que horas come mas sim o que come e em que quantidade. No entanto, o organismo gasta menos calorias à noite porque é um período de repouso. Assim, deve optar por fazer uma refeição leve ao jantar, como uma sopa ou um copo de leite com uma tosta.

. Reserve as bebidas alcoólicas para os dias de festa
Além das calorias extras, o álcool, com excepção para o vinho tinto, não traz qualquer benefício para o organismo. Contem as chamadas calorias ‘vazias', que engordam sem alimentar.

. Durma bem
Oito horas pode parecer muito quando temos tantas coisas para fazer, mas é o mínimo que devemos dormir para recuperar forças. O sono reequilibra mente.

. Cuidado com os doces
Para a maior parte das pessoas, aqui é que a dieta se torna mais difícil. Para um amante de doces, a vida perde todo o encanto se não tiver direito à sua recompensa diária sob a forma de um chocolate, fatia de bolo ou taça de sobremesa. Se quer emagrecer vai ter mesmo de cortar nos doces, o que não quer dizer que não possa comer uma pequeníssima guloseima todos os dias, um bonbom, uma bolachinha de chocolate ou dois quadradinhos de chocolate. Outra opção é estar toda a semana sem comer doces e comer uma sobremesa ao domingo. Prefira os doces com fruta, como mousse de manga, tarte de maça ou bolo de laranja.

. Engane a fome
Tenha sempre à mão, em casa, na gaveta da sua secretária do emprego, dentro da sua mala, pacotes de leite, iogurtes, fruta, bolachas integrais e meia dúzia (amêndoas, nozes, avelãs, cajús).

. Deixe as travessas na cozinha
Quando se for sentar è mesa, leve apenas o prato já servido. Evita assim a tentação de repetir. Sirva-se só uma vez.

. Deixe de fumar
O alerta não é novo, mas nunca é demais repeti-lo. O cigarro prejudica a oxigenação sanguínea e das células o que, por exemplo, causa celulite. Como se não bastasse, fumar envelhece a sua pele.

. Tome um suplemento vitamínico
É importante garantir níveis diários de certas vitaminas e minerais. Se tem uma alimentação pobre em frutas e legumes, tome um suplemento vitamínico, pelo menos quando se sentir mais cansada. Essenciais são também os anti-oxidantes, que combatem os radicais livres causadores de cancro. Estão presentes na Vitamina C (citrinos), beta-carotenos (cenoura, tomate e legumes laranja e avermelhados), vitamina E (grão, ovos, óleos vegetais e folhas verdes), magnésio (nozes e grão), zinco (grão, trigo, frutos do mar, carnes), crómio (cereais) e cálcio (leite).

. Substitua
O azeite e os molhos de salada podem ser substituídos por sumo de limão, mostarda e ervas aromáticas. Corte com os refrigerantes e opte por água, chá ou sumos naturais leves (melancia, melão, ananás, maracujá ou uva). Substitua o pão branco por pão integral, o leite gordo por meio gordo, a manteiga por requeijão e as bolachas por pão com fibras.

. Dê um salto ao corredor macrobiótico
Sempre que for ao supermercado, dê um pulo ao corredor dos produtos naturais. Conheça os produtos que se comercializam, leia os rótulos e veja se alguma coisa lhe agrada.

. Marque na agenda o ‘dia dos disparate'
Hamburguers, cachorros-quentes, gelados com cobertura, cheese-cake, qual de nós não é simplesmente louca por, pelo menos, uma destas coisas? É possível comer qualquer um deles de vez em quando, mas não por sistema e há cuidados a ter na hora de escolher. Se quiser comer um hamburguer reforçado, daqueles grandes e cheios de molhos, dispense as batatas fritas e a sobremesa. Quando quiser comer as batatas, não coma o hamburguer. Se for lambuzar-se com um gelado, coma uma refeição saudável e pouco calórica primeiro. Quem adoptar por este tipo de estratégia, pode comer ‘fast-food' mais ou menos de 20 em 20 dias. Com duas condições: coma apenas pratos leves nas outras refeições desse dia. A outra é que este tipo de farra gastronómica não pode mesmo tornar-se um hábito...

domingo, 9 de agosto de 2009

Passatempo 'Biju Suty' e 'O Mundo da Mulher Moderna'

Participe no Passatempo 'Biju Suty' e 'O Mundo da Mulher Moderna', aqui, e habilite-se a um conjunto de colar e bricos fantástico. Paticipe até 16 de Agosto.

Em grande estilo - Cerâmicas

As cores são contrastantes, as linhas oscilam entre o traço sóbrio e o atrevido, os materiais harmonizam-se. Na Saloni, em Lisboa.



São, pelo menos, 15 mil as referências disponíveis na Saloni, empresa especializada em revestimentos e loiças sanitárias. A marca espanhola, no mercado nacional desde o início da década de 90, está instalada num espaço de 1600 metros quadrados, organizado pelas áreas de revestimentos e pavimentos, loiças sanitárias, hidromassagem, torneiras, mobiliário e acessórios, integrando ainda uma zona dedicada ao estilo rústico. Para além do mercado casas de banho, a Saloni trabalha o de cozinhas, ainda que em menor proporção. No que respeita a revestimentos, cerca de 90% dos produtos expostos tem assinatura Saloni, cuja fábrica está implementada em Castellon, entre Valência e Barcelona, região de grande tradição cerâmica. Quanto aos restantes produtos, destacam-se as marcas Grohe, Lefroy Brooks, Jacob Delafon, Brusek Banhos, Loft & Bath, Rodas, Pom D'Or, D'Olivaterra, Ideal Stan-dard e Logos. Por entre a muita diversidade, sobressaem os elementos contemporâneos, alguns atrevidos na cor, outros mais discretos, para satisfazer vários gostos.
Apoio ao cliente Após a escolha do revestimento, o cliente tem a possib
ilidade de visualizar, em projecto de computador, o material seleccionado no espaço que o vai integrar. No caso de produtos mais específicos, os técnico da Saloni informam quanto às características e aconselham, quando solicitados, métodos de aplicação, uma vez que a empresa apenas se responsabiliza pela colocação de banheiras de hidromassagem, saunas e divisórias de banho. A comercialização de cozinhas, acompanhada por imagens 3D, inclui montagem.

SALONI R. Qta. do Paizinho, 3 2794-067 Carnaxide Tel. 214.246.120 Fax 214.171.037

sábado, 8 de agosto de 2009

Passatempo 'Biju Suty' e 'O Mundo da Mulher Moderna'

Participe no Passatempo 'Biju Suty' e 'O Mundo da Mulher Moderna', aqui, e habilite-se a um conjunto de colar e bricos fantástico. Paticipe até 16 de Agosto.

Bolo de passas

8 pessoas . 20 minutos + forno

Ingredientes

2 ovos grandes

150 g de açúcar

2 c. (sopa) de mel

2 c. (sopa) de manteiga

125 g de passas

200 g de farinha com fermento

1 1/2 dl de leite gordo

manteiga e farinha para a forma

Preparação

Bata muito bem os ovos com o açúcar. Adicione o mel e a manteiga amolecida. Bata de novo e junte, aos poucos, a farinha, alternando com o leite. Por último, adicione as passas previamente lavadas, enxutas e passadas por farinha. Deite a massa numa forma barrada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré--aquecido e passados 40 minutos verifique se o bolo está cozido. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sabe o que lhe causa mais stresse?

Fui saber o que é que nos deixa à beira de um ataque de nervos e descobri seis grandes 'culpados'. Aprenda a lidar com algumas das situações mais stressantes.
Feche os olhos, pense num sítio agradável e respire fundo durante uns segundos. Por vezes é quanto basta para desacelerar. Todos os dias deparamo-nos com situações que fazem com que nos sintamos no fio da navalha: os filhos que demoram a despachar-se, o trânsito que não anda, a borbulha que aparece na ponta do nariz minutos antes de irmos jantar com o vizinho do 5.º esquerdo... Apesar de ter uma conotação negativa, o stresse é essencial à nossa sobrevivência desde o tempo em que os nossos antepassados viviam nas cavernas. Actualmente, já não temos de lutar contra animais ferozes, mas a resposta do nosso organismo perante um obstáculo momentâneo é a mesma: o coração bate com mais força; os músculos ficam tensos, a respiração acelera e a boca fica seca. Tudo sinais de stresse agudo. O pior é quando a fonte de perturbação não desaparece... transformando o nosso estado em stresse crónico, e esse, sim, faz mal à nossa saúde porque o nosso corpo passa a estar em alerta a tempo inteiro. É desse tipo de stresse que vamos falar e tentar dar soluções para que não destrua a sua vida.

1 Fazer dieta.

No Inverno quem é que resiste aos scones com o chá ou aos doces de Natal? O pior é que o nosso corpo habitua-se ao açúcar e ficamos com a sensação que nos falta alguma coisa quando prescindimos da sobremesa... Só costumamos acordar quando chega a Primavera. 'Já fiz dezenas de dietas, a da sopa de aipo, do ananás, do leite e banana... Devo ter perdido mais de 100kg e ganho outros tantos. Aguento bem três ou quatro dias, mas depois fico com uma ansiedade tal que até sonho com bolos e chego a levantar-me de noite para atacar o frigorífico', desabafa Teresa Santos, 37 anos.

Conselho: A alimentação muito restritiva pode ser deficiente em hidratos de carbono, o que causa cansaço cerebral acentuado. Ora isto só faz com que haja um aumento de ansiedade. Teresa Branco, fisiologista de controlo de peso da Clínica Metabólica, alerta para dietas muito rigorosas, pois 'existe uma perda de massa muscular, e isso não é desejável porque o organismo diminui o seu metabolismo, despende menos calorias e predispõe-se a engordar. Além disso, a inibição continuada de alimentos de que gostamos promove um aumento do desejo de consumi-los'. A fisiologista aconselha uma dieta 'pouco restritiva, muito saciante, acompanhada por actividade física regular, uma vez que o exercício é um antidepressivo natural. Também é importante recorrer a técnicas de relaxação que promovam o autocontrolo'.


2 Deixar de fumar.

'Quantas vezes deixei de fumar? Pelo menos cinco, todas falhadas! Irritava-me por tudo e por nada, tinha reacções irascíveis... até com os meus filhos. O mais pequeno chegou a dizer-me que gostava mais da mãe que 'cheirava mal a fumo'! Deixei de ir almoçar com as minhas amigas e de tomar café porque tudo me lembrava o tabaco. Ao fim de duas semanas já os meus amigos me ofereciam cigarros porque eu estava impossível de aturar', conta Sara Lopes, 34 anos.Quer boas notícias? Esta irritabilidade dura no máximo quatro semanas, o tempo que o nosso corpo leva a eliminar a nicotina do organismo. Um ano sem fumar faz com que o risco de ataque cardíaco desça para metade? E dez anos depois de deixar de fumar a probabilidade de ter um cancro no pulmão também desce para metade?

Conselho: Não diga 'vamos lá ver' ou 'vou tentar'! Não estar convicta da sua decisão é meio caminho andado para falhar. O pior é que cada vez que voltar a pensar em deixar o vício vai lembrar-se que conta com uma derrota no seu currículo. O psicólogo Fernando Coelho, da Deixei de Fumar, diz que 'o mais difícil é a parte psicológica da dependência porque criamos ilusões à volta do cigarro'. Este serve de muleta a uma série de situações porque efectivamente a nicotina tem um pequeno efeito de relaxamento. 'A dependência emocional leva mais tempo a desaparecer e aquilo que se deve fazer é pensar positivamente nos ganhos futuros em termos de saúde, melhor qualidade de vida, sabor, gosto, olfacto.' Para este psicólogo basta uma pressão de cada vez, por isso nada de deixar de tomar o seu café ou de sair com os seus amigos, deixe de fumar numa altura mais tranquila da sua vida.

3 Gravidez e nascimento do primeiro filho.

Se juntar os nove meses de gestação aos primeiros meses a cuidar de um recém-nascido vai perfazer cerca de um ano o tempo em que não só as hormonas andam em alvoroço como a ansiedade é sentida 24h por dia... a receita perfeita para levar os pais ao desespero. 'Como tive dificuldade em engravidar e andei o tempo todo com o coração nas mãos, então na altura das ecografias era um horror. E ser enfermeira não ajudava muito, torturei o pobre médico com mil perguntas minuciosas. Fui uma grávida infernal. E pensava eu que depois de nascer ia ser melhor! Qual quê! Não dormia nada, ele chorava, eu chorava, achava que fazia tudo mal, qualquer reparo que me faziam sentia-me uma inútil', lembra Maria Santos, 43 anos.

Conselho: Os primeiros meses a tratar de um recém-nascido podem ser stressantes, mas todas as mães passam pelo mesmo: ninguém nasce ensinado. Ar-ranje um caderno e anote as suas dúvidas para perguntar ao médico (mesmo aquelas que acha que são idiotas). Telefone-lhe em caso de dúvida ou para o Dói Dói Trim Trim (tel.: 808 24 24 00), será atendida por profissionais de saúde que responderão a todas as suas questões. Aceite a ajuda das avós e do seu marido (mesmo que seja desa-jeitado), durma sempre que o bebé dormir; limite as visitas e não arranque cabelos cada vez que o bebé chorar, é a única linguagem que ele conhece para pedir comida, colo ou para dizer que tem calor ou frio. Para o psicólogo Marco Ramos, 'é muito importante perceber que só se aprende a ser pai sendo-o. Não há pais perfeitos... O que acontece, na maior parte das vezes, é que os pais percebem que conseguem ser melhores pais do que imaginariam a início'.


4 Divórcio ou morte de um familiar.

'Quando me separei, o meu mundo de-sabou. Parecia que alguém me tinha des-ligado da corrente. Não funcionava, não conseguia concentrar-me no trabalho ou organizar-me com os miúdos. Na minha cabeça só havia a pergunta 'porquê eu? O que fiz para ele já não me amar'? Levei muito tempo a recuperar', desabafa Isabel Sousa, 31 anos. Quando há perda física (morte) ou emocional (numa separação ou divórcio) temos a sensação de estarmos a pisar terreno desconhecido e somos invadidos por sensações de desamparo, solidão, angústia. Estas separações físicas e emocionais são sempre traumáticas e levam muito tempo a recuperar.

Conselho: Afirma Marco Ramos que 'para recuperar de um trauma é preciso reparação emocional que previne que um trauma se transforme num monstro que recorrentemente nos atormenta'. A reparação faz-se pela possibilidade de verbalizar ('pôr cá para fora') as nossas emoções mais poderosas. O psicólogo ajuda interferindo pouco: não acelera nem aligeira o processo de luto, pois isso iria perturbar o seu normal percurso. Ouve a pessoa e deixa-a sentir o que ela estiver e tiver de sentir. Não procura diminuir o seu sofrimento, dado que tem uma função precisa, que é a 'desvinculação' do objecto perdido. Não tente camuflar os seus sen-timentos, desabafe com uma amiga ou procure um profissional de saúde.


5 Cuidar de um familiar doente.

O diagnóstico de uma doença grave num ente querido provoca sempre um desequilíbrio familiar. Normalmente, quem fica encarregado de tomar conta do doente tende a tornar-se (e a sentir-se) invisível. 'Quando a minha mãe ficou doente, com cancro da mama, resolvi ser eu a tomar conta dela. A minha irmã tinha um bebé e o meu pai lidou com o desgosto afastando-se. Deixei de ter vida pessoal. Como trabalhava perto da casa dela, todos os minutos livres eram lá passados: dava-lhe banho, as refeições, a medicação... Foram tempos difíceis, porque ela estava com muitas dores e às vezes a sua vulnerabilidade tornava-a cruel. Gritava muito comigo. Quando ela morreu, durante dias não me levantei. Custou-me levantar novamente a cabeça e cuidar de mim', relembra Helena Costa, 45 anos.

Conselho: Em primeiro lugar, nunca deixe de cuidar de si, porque sendo alguém dependente de si, é necessá-rio que sinta bem-estar para o transmitir também. O psicólogo Marco Ramos deixa-nos algumas regras de sobrevivência:. Inclua actividades que lhe dêem prazer na sua rotina semanal;. Não se condene por sentir necessidade de se afastar e pensar em si;. Converse com o doente, e sem culpas nem acusações confesse que precisa de algum tempo para si;. Mantenha um espírito positivo, afaste pensamentos negativos, como 'que vida triste que eu tenho' ou 'não aguento';. Peça ajuda a familiares, filhos, amigos ou contrate um enfermeiro ocasionalmente. E, sobretudo, não engula aquilo que sente, injustiçada, ignorada... fale, desabafe. 'Os conflitos adequadamente abordados e a gestão de conflitos bem sucedida aproximam as pessoas', esclarece o especialista.


6 Mudança de emprego.

As primeiras semanas num emprego novo ou uma alteração na vida laboral podem ter consequências nefastas para o organismo. Uma promoção que apenas significou um aumento da quantidade de trabalho ou um chefe autoritário são problemas que provocam elevados níveis de stresse. 'Quando despediram pessoas no escritório passei a fazer também o trabalho deles. Fazia horas extraordinárias e o monte de pastas não descia. Durante seis meses não vivi. Tive de dizer 'basta' para bem da minha sanidade mental. Fiz uma lista de prioridades, o resto acabava se tivesse tempo. O meu chefe resmungou, mas teve de aceitar', desabafa Ana Branco, 28 anos.

Conselho: Reduza alguns problemas à sua insignificância, e vai ver que passa a dormir melhor. Para Marco Ramos, 'por vezes, o stresse no trabalho não é mais que um pretexto para a nossa emancipação. Mas enquanto as coisas não mudam, relaxe', fazendo as coisas que mais a acalmam. No livro 'O Pequeno Livro do Stresse', o médico David Posen dá pistas para não tornar o emprego num fardo: não leve trabalho para casa; prepare a agenda do dia seguinte antes de sair do escritório, estabeleça prioridades e diga 'não' quando estiver sobrecarregada de trabalho, saia com amigas ou vá ao ginásio e mude de roupa quando chegar a casa.


Sinais de alerta

Diiferenças entre o stresse agudo e o crónico


É stresse agudo se sentir...

. o coração a bater mais rápido;

. os músculos ficam mais tensos;

. a respiração acelera;

. boca seca.


É stresse crónico se sentir...

A nível físico:

. dores de cabeça constantes;

. tonturas;

. músculos do pescoço e ombros mais tensos e doridos;

. dores no peito;

. indigestão; náuseas, cólicas, prisão de ventre ou diarreia;

. perda de interesse sexual;

. fadiga;

. problemas de sono.


A nível mental:

. dificuldade em concentrar-se;

. ansiedade;

. mau humor;

. cólera, hipersensibilidade à crítica;

. tristeza, melancolia e angústia.


A nível comportamental:

. tiques (roer as unhas, praguejar);

. incapacidade de estar quieto;

. bruxismo (ranger os dentes);

. gaguez;

. comer de mais ou de menos;

. vontade de chorar frequentemente;

. isolamento.


Estes sintomas podem resultar de problemas de saúde, daí ser muito importante ser o seu médico a fazer a triagem dos sinais e fazer o diagnóstico correcto.


Como relaxar

Minimize o impacte do stresse na sua vida tomando alguns cuidados:

. Tenha uma alimentação equilibrada e saudável, coma bastante fruta e vegetais.

. Respire calma e profundamente.

. Tire uns dias de férias sem levar telemóvel nem computador.

. Faça exercício com regularidade. Tente o ioga, não só ensina a relaxar e a respirar como exercita os músculos e melhora a concentração.

. Tente dormir 8 horas para recarregar baterias.

. Ouça a sua música favorita a caminho do emprego.

. Adopte um animal doméstico. Numerosos estudos demonstram que quem tem um animal de estimação sofre menos de stresse, de solidão e sente-se mais feliz dos que os que não têm.

. Faça aquilo que gosta: ouvir música, tricô, dançar, passear com os filhos, ler... pelo menos uma vez por dia.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Passatempo 'Biju Suty' e 'O Mundo da Mulher Moderna'

Participe no Passatempo 'Biju Suty' e 'O Mundo da Mulher Moderna', aqui, e habilite-se a um conjunto de colar e bricos fantástico. Paticipe até 16 de Agosto.

PELE - Cuidados de beleza à sua medida

Recém-chegada a Portugal, a marca americana Olay propõe produtos inovadores e uma nova forma de diagnóstico das necessidades da pele.

Uma das maiores dificuldades das mulheres é caracterizar a sua pele e saber quais os cuidados de rosto de que ela precisa. Por isso, quando soube que a Olay já estava em Portugal, com o seu método exclusivo de análise da pele e diagnóstico de beleza, Fui experimentá-lo.

Olhe o passarinho
Tudo começa com uma fotografia do rosto, efectuada por uma máquina especial ligada a um computador, que analisa a pele de acordo com quatro parâmetros (manchas, poros, rugas e textura), comparando-os automaticamente com uma base de dados de 6000 mulheres em todo o mundo. O diagnóstico é imediatamente visualizado, mostrando a sua pontuação face à média relativa à sua faixa etária. Com base nesta análise, e numa conversa para conhecer os seus hábitos e preferências, a conselheira da marca aconselha os produtos ideais. Os resultados podem ser impressos numa folha para levar consigo, e ficarão também arquivados no balcão Olay, para que possa ir comparando o estado da pele à medida que vai usando os produtos e ajustando a sua rotina diária conforme o necessário.

Inovação e acessibilidade
Com mais de 50 anos de experiência e presente em todo o mundo, a Olay aposta na inovação a nível de fórmulas e texturas, propondo alguns produtos únicos no mercado. É o caso das toalhitas de limpeza impregnadas de espuma Daily Facials, que se activam em contacto com a água, e do Creme Hidratante Antienvelhecimento+Anti-Imperfeições, da linha Total Effects 7x, resposta antienvelhecimento ideal para as mulheres que continuam a ter borbulhas depois dos 30 anos. Quanto aos preços, variam entre os €5,90 e os €22,50, conforme o produto.


À venda nos balcões do El Corte Inglés de Lisboa e Gaia.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A mulher que conquistou a América

O seu percurso até à fama nada teve a ver com um conto de fadas. Cresceu entre humilhações e abuso sexual, mas soube conquistar o coração do mundo.



Quem vê o canal de televisão SIC Mulher já se rendeu ao seu programa, 'The Oprah Winfrey Show': uma hora de conversa com uma receita aparentemente simples uma comunicação franca e informal com médicos, psicólogos, pessoas com problemas para partilhar e até celebridades. Há quem diga que o segredo de Oprah reside no facto de não ser uma mera apresentadora, mas uma amiga com quem se troca segredos. porque Oprah também não se coíbe de confessar que tem um problema com comida, que fumou cocaína e até que foi violada em criança. Assim se conquista audiências...

SOBREVIVENTE AO ABUSO

Pouco depois de nascer, Oprah foi abandonada aos cuidados da avó materna, com quem aprendeu a ler. Aos seis anos foi viver com a mãe, altura em que começou o seu calvário de abusos que a marcaria para sempre: "Fui violada, quando tinha nove anos, por um primo e molestada sexualmente por um amigo da família e por um tio. Comecei a pensar que a vida era assim."


O CAMINHO DA DESTRUIÇÃO

A relação conflituosa com a mãe fez com que Oprah entrasse numa rota de destruição: "Tornei-me uma adolescente sexualmente promíscua e meti-me em muitos sarilhos." Aos 13 anos fugiu e foi enviada para uma casa de correcção juvenil, onde apenas não ficou porque não havia camas vagas. Aos 14 anos deu à luz um menino prematuro, que morreu duas semanas depois. Foi viver com o pai, um homem rígido, que lhe deu um rumo. Hoje, Oprah diz que o pai lhe salvou a vida.


NASCEU UMA ESTRELA

O talento inato de Oprah para a comunicação e a sua espontaneidade fez com que ganhasse alguns concursos de beleza. Aos 17 anos, após ter sido coroada Miss Prevenção de Incêndios, visitou uma estação de rádio local, de Nashville. Depois de a terem ouvido ler as notícias, assinou um contrato. Estava dado o primeiro passo para a fama. Dois anos depois, já na universidade, foi contratada pela televisão de Nashville: era a primeira pivô negra daquela estação. Mais tarde aceitou o desafio de apresentar um programa matinal com baixas audiências. Oprah deu-lhe uma reviravolta tal que ao fim de três meses era o talk show mais visto. Em 1985 o programa foi rebaptizado com o nome 'Oprah Winfrey Show' e foi alargado para uma hora de emissão.


SABIA QUE......

Foi a primeira mulher afro-americana a fazer par te da lista de bilionár ios da revista 'Forbes'. O seu prog rama é transmitido em 105 país e s. Estreou -se como actriz e m 198 5 no filme de Steven Spielberg 'A Cor Pú rpura'. Iniciou a Acta Americana de Protecção Nacional de Menores em 1991.


A MANIA DAS DIETAS

Desde os 22 anos que Oprah luta com o seu peso. Mas aos 51 anos está em forma e partilha os seg redos da dieta que a fez recuperar as suas medidas de Miss aos 18 anos: faz exercício cinco vezes por semana e eliminou as comidas 'brancas' da sua alimentação: "Nem devo sequer fingir que posso comer pão e arroz, mass a ou batata s." Até descobrir um r egime ali me ntar que resultas se, Oprah experime ntou mil e uma dietas. A mais drástica fê-la perder 30,5 kg em apenas quatro meses, "desci até aos 65,9 quilos e mantive-me assim durante um dia . antes de recomeçar a ganhar peso". Quatro anos de pois, em 1992, bateu o seu recorde de peso: 124 quilos. Foi nessa altura que o seu treinador pessoal conta que a apresentadora acordou para a realidade : "Ela sentia palpitações e isso assustou-a."


A 'MADRE TERESA' DOS TEMPOS MODERNOS

Um dos projectos mais queridos de Oprah é a Angel Network, que atribui bolsas de estudo a estudantes com dificuldades financeiras. O prémio Dedique a Sua Vida dá todas as semanas cem mil dólares a pesso as devotadas em tornar melhor a vida dos outros . Oprah tem ainda um programa de voluntariado cujo ob jectivo é construir casas para america nos pobres, e para ajudar estudantes das minorias a obter uma melhor educação.


DADOS PESSOAIS

Oprah Gail Winfrey.

51 anos. Nasceu a 29 de Janeiro de 1954, em Kosciusko, no Mississipi.

É solteira, mas vive maritalmente com Stedman Graham desde 1986.

Fortuna: 1,1 mil milhões de dólares.