Conheça a Galeria CiDiarte (Rua Escola Politécnica, 69, em Lisboa) e veja a exposição ‘O Corpo Recriado’ de José augusto. A entrada é livre. É de aproveitar e cultivar-se!
O kit essencial para que tenha umas mãos dignas de serem vistas.
1 - CREME DE MÃOS GOURMET Para umas mãos bonitas e cuidadas, é indispensável hidratá-las todos os dias. Leve o Creme Gourmande Mains Ongles, da Caudalie (75ml, em farmácias), na mala e vai ver que não custa assim tanto manter este hábito. Com manteiga de karité, óleo de grainhas de uva e abacate, este creme guloso reforça as defesas imunitárias da pele.
2 - ‘TRÊS EM UM’ Dê um tratamento completo às suas unhas, com o Nail Buffer Set, da Oriflame (venda por catálogo). Conjunto de três limas, que as põe lisas e polidas num ápice.
3 - UNHAS FORTES Alimente as suas unhas com um óleo fortificante para unhas frágeis e quebradiças, como o Nail Oil, da Natural Products (2,3g.). Á base de mirra, trata também cutículas e pequenas escoriações em volta da unha, devido à sua acção terapêutica e antisséptica.
4 - ESCUDO PROTECTOR Se as suas unhas são frágeis e partem-se com facilidade, use um verniz que actue como uma barreira protectora. Nail Armour, de Elegant Touch (12,5ml), é uma capa protectora cerâmica e acrílica, que croa nas unhas uma camada extra forte.
5 - MANICURE PROFISSIONAL EM CASA Para um resultado sofisticado mas natural, o kit Manicure French, da l’Oréal (disponível em três tons base, 2x6ml), é o ideal. A aplicação, ultra fácil. Faz-se em dois passos e o efeito tem uma duração recorde de sete dias.
6 - VERNIZ ULTRABRILHANTE Para as apressadas: fórmula de secagem ultra-rápida dos vernizes Turbo Colour, da Nívea (disponível em oito cores, 7ml). Em apenas 45 segundos deixam as unhas perfeitas e brilhantes.
Acabar com o ‘lanche’ a meio da manhã não é solução para combater a obesidade infantil. Aposte na comida saudável.
As cantinas escolares francesas deixaram de preparar a merenda do meio da manhã, por ter sido considerada factor definitivo do fenómeno da obesidade juvenil. Acabaram-se, de uma vez, as máquinas distribuidoras automáticas de snacks e de bebidas refrigerantes. E foi ainda sugerido aos pais que acompanhassem mais os filhos e lhes dessem um bom pequeno-almoço. A medida tomada pelos franceses parece, contudo, demasiado draconiana aos especialistas. A sugestão de um abundante pequeno-almoço, que deve ser tomado com tranquilidade, antes de se sair de casa, é de seguir. Está confirmado que quem salta o pequeno-almoço chega a meio da manhã sem energia e, por isso, tem um rendimento escolar mais baixo nas últimas horas de aulas. Não me parece, pois, oportuno fazer guerra à merenda. Uma pequena ingestão de alimentos é mais do que aceitável, mesmo para eles que tomaram um bom pequeno-almoço. O problema não está em tomar ou não, a merenda, mas em fazê-lo bem, comendo as coisas adequadas. A escolha ideal é uma fruta da estação: uma laranja, uma maçã, uma mão-cheia de cerejas, uma banana,… Sem se empanturrarem, as crianças têm, assim, um reforço de vitaminas, sais minerais e água. Podem, também, juntar-se uma bolacha de água e sal, um biscoito ou meio pão. O que se deve evitar de todo são as ‘megamerendas’, abundantes em gorduras e calorias. As escolas podiam organizar-se para pôr à disposição dos alunos merendas saudáveis, fruta fresca ou simplesmente pão. Uma merenda ‘saudável’ deveria fornecer não mais do que 5 a 7% da energia diária: ser ingerida, pelo menos, duas horas antes do almoço ou do jantar; não deve ser consumida enquanto se faz outra coisa (estudar ou ver televisão); não deve ser sempre igual, mas sim variar cada dia, para se poderem alternar os nutrientes.
SNACKS EM CONFRONTO Meia maçã descascada-150g-65cal. Meia banana-120g-78cal. Leite meio gordo-200ml-94cal. Iogurte inteiro de fruta-125g-111cal. Sumo de laranja natural-200ml-128cal. Iogurte líquido de fruta-150ml-137cal. 2 barrinhas de chocolate com recheio de leite-25g-139cal. Merendinha recheada com creme de cacau-38g-139cal. Bolachas cracker-35g-148cal. Brioche-40g-148cal. Bolachas Maria-35g-150cal. Sanduíche de fiambre-45+15g-150cal. Sanduíche de queijo-45+15g-163cal. Fatia de pão com marmelada-40+30g-190cal. Bolachinhas recheadas de chocolate-42g-204cal. Croissant com doce-50g-206cal. Tosta com doce-80g-270cal. Pacote de batatas fritas-50g-275cal.
23 anos separam Priscilla, ex-mulher de Elvis, e Lisa Marie, filha de ambos. Mesmo sabendo que uma tem 64 anos e a outra 41, seria capaz de as distinguir? Não aposte.
Priscilla Presley, (à direita, na foto) ex-mulher de rei do rock’n’roll, Elvis Presley, tem 64 anos, mas ninguém diria… o pior é que não aparentar a idade que se tem nem sempre é um elogio. Desde o final dos anos 80 que Priscilla entrou numa verdadeira cruzada contra o envelhecimento, recorrendo, obsessivamente, à cirurgia plástica. Os amigos referem que a ex-modelo, actualmente produtora e actriz, tem verdadeiro pânico de envelhecer, e por isso, insiste no corte e costura ao seu próprio corpo. Como resultado, mantém uma silhueta invejável (bem melhor do que a da filha, Lisa Marie Presley-à esquerda na foto), mas o mesmo não se pode dizer do rosto, desenhado a bisturi e onde é possível perceber-se cada injecção de botox. Pode estar sem rasto de rugas, mas perdeu toda a expressão e graciosidade com que encantou o mundo nos anos 70 e por quem Elvis se apaixonou (até que o divórcio os separou). No início dos anos 90, já os norte-americanos faziam piadas em relação ao seu vício por plásticas, chamando-lhe ‘Joker’-o famoso vilão do filme Batman, interpretado por Jack Nicholson – por, à custa de mexer tanto as bochechas, ter ficado com um sorriso permanente (e cada vez mais sem graça). Mas isso já foi há muitas cirurgias e peelings atrás… Se a mãe peca por excesso, já Lisa Marie, a filha, peca por defeito. Tendo em conta que ainda está na casa dos 40, podia ter um ar mais fresco. Uns bons cremes hidratantes e alguns cuidados extra (que não temos dúvidas de que a carteira lhe permite) podiam retirar-lhe o ar pesado. E nem sequer se pode dizer que tem levado uma vida dura. A sua carreira de cantora, por exemplo, só começou aos 35 anos. O que não lhe tem faltado é outro tipo de problemas: a dependência de drogas, brigas familiares e relacionamentos falhados (quase tantos como as plásticas da mãe). Lisa Marie já foi casada quatro vezes: com Danny Keough (durou 7 anos, sendo ele o pai dos seus dois filhos, Danielle Riley e Benjamin Storm), Michael Jackson (durante dois anos), Nicolas Cage (cerca de ano e meio) e o guitarrista Michael Lockwood (com quem se casou em Janeiro de 2006). O que mãe e filha têm mesmo em comum são os comportamentos: uma por macas de cirurgia plástica, outra por minicasamentos.