Antes de adquirir alimentos biológicos convém ler as dicas que se seguem.
- Prefira sempre as frutas e os legumes da época. Além de mais caros, fora da estação são menos nutritivos.
- Há alimentos que por várias razões são produzidos com recurso a mais químicos ou os absorvem em maior quantidade. Estes serão aqueles que valerá mais a pena comprar bio: tomate, alfave, uvas, morangos, maçãs e pêssegos devido aos pesticidas. Carne em geral e frango em particular, devido ao teor de antibióticos e hormonas. Leite, pela mesma razão.
- Pode haver à venda alimentos biológicos não embalados e não rotulados como tal, mas o rótulo dá-lhe a garantia de que pelo menos 95% dos ingredientes foram produzidos em Modo de Produção Biológicos.
- Lembre-se que comprar ao agricultor à beira da estrada em sempre é garantia de um produto isento de químicos. Se o fizer, pergunte como é que os produz e que adubos usa para ficar com uma noção da confiança que poderão ter. Não terá garantias, obviamente.
O que deve ver no rótulo?
- Um símbolo de origem biológica que seja credível, como o comunitário.
- A indicação do organismo de controlo responsável pela fiscalização dos produtos (em Portugal, são: Socert, Sativa, Certiplanet, Certialentejo, Agricert, Tradição e Qualidade).
- A menção do produtor ou da origem do produto.
- A data de validade.
Por fim lembre-se que mesmo biológicos, os legumes e frutas devem sempre ser muito bem lavados devido à contaminação acidental dos campos vizinhos, do ar, do subsolo ou até dos animais que pastem nos campos.
Sem comentários:
Enviar um comentário