sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cuidar da pele aos 25

Que produtos usar no rosto antes dos 30 anos? Será cedo de mais para um antirrugas? E no contorno dos olhos, é preciso usar um creme especial? Saiba tudo, já a seguir


A adolescência, com o seu cortejo de borbulhas, já lá vai (e se elas continuam, está na hora de consultar finalmente um dermatologista). Agora que está na idade de ouro da pele, é tempo de começar a cuidar dela a sério, para a manter na sua velocidade de cruzeiro e prolongar ao máximo esse estado de graça. Ainda é demasiado cedo para adotar a artilharia pesada anti-idade, por isso não vale a pena investir em produtos desse tipo. Mas é o momento ideal para adquirir os bons hábitos que a ajudarão a prevenir os sinais de envelhecimento. Veja o que é mesmo fundamental fazer.

LIMPAR: UMA ETAPA OBRIGATÓRIA DE MANHÃ E À NOITE

Antes dos 30 ainda é possível cair na cama com o rosto maquilhado e acordar no dia seguinte com uma cara apresentável. Mas só porque é possível não significa que seja desejável. E é fácil perceber porquê: tudo o que anda no ar à sua volta, desde o pó vulgar às micropartículas que saem dos escapes dos carros, passando por fungos, bactérias e outros bicharocos que viajam no vento, tudo acaba por pousar na sua pele (aliás, no seu cabelo também, por isso é bom dar-lhe uma boa escovadela quando chega a casa).
A pele tem funções bem definidas ao longo das 24 horas. Durante o dia luta contra toda a sorte de invasores e agressões (raios UV, radicais-livres, microrganismos nefastos). Durante a noite auto-repara os estragos causados na luta defensiva diurna – e essa tarefa torna-se difícil se ela estiver coberta de maquilhagem (que até ajudou a protegê-la durante o dia, mas agora já não lhe faz falta) e poluição. ‘Cansa-a’, envelhece-a antes do tempo. Por isso, a limpeza da noite é fundamental. E a da manhã? Também, para libertar a pele dos restos de sebo e transpiração noturna.


HIDRATAR: O SEGURO DE VIDA DA PELE

Um dos maiores erros nesta idade é inventar rugas onde elas (ainda) não existem e desatar a usar cremes com ativos antienvelhecimento como retinol ou péptidos, na esperança de evitar que elas fiquem marcadas. A coisa não funciona assim, tipo vacina. Pelo contrário, só tornaria a pele ‘preguiçosa’. Um dos maiores erros nesta idade é inventar rugas onde elas (ainda) não existem e desatar a usar cremes com ativos antienvelhecimento como retinol ou péptidos, na esperança de evitar que elas fiquem marcadas. A coisa não funciona assim, tipo vacina. Pelo contrário, só tornaria a pele ‘preguiçosa’.


Antes dos 30 não há grande coisa para corrigir à superfície da pele (manchas, flacidez ou rugas profundas só surgirão daqui a uma ou duas décadas), por isso basta hidratá-la e protegê-la do sol. Parece pouco, mas não é: os raios ultravioleta são o que mais envelhece a pele, evitá-los é mantê-la jovem. Quanto à hidratação, a pele precisa de água para se manter flexível – e quem diz flexibilidade diz rugas que não se marcam tanto. A hidratação é também imprescindível para ajudar a pele a produzir o filme hidrolipídico protetor que é o ‘anorak’ natural da pele, sem o qual ela resseca e envelhece precocemente. Aplique um creme hidratante de manhã (e eventualmente à noite se a sua pele é seca e fica mais confortável), evite estar horas esquecidas ao sol e cuide do seu corpo – é quanto basta e faz toda a diferença. Agora e no futuro.

OLHOS: PREVENIR AS RUGAS
O contorno dos olhos é a zona mais sensível do rosto e a primeira a revelar a idade. Junte-se uma pele dez vezes mais fina do que a da face e uma mobilidade constante (cerca de 10.000 movimentos por dia só para o contínuo piscar de olhos) e percebe-se porquê. É aqui que se começam a adivinhar, por volta dos 25/30 anos, as primeiras rídulas que com o tempo se transformarão em rugas: de início notam-se só quando rimos, depois vão ficando marcadas e visíveis mesmo com o rosto sério. Para saber se precisa de começar a usar um creme de contorno dos olhos, examine ao espelho a pele desta área, à luz natural. Se já as rugas já são visíveis (o que, dependendo do seu comportamento ao sol e da sua herança genética, pode ser antes ou depois dos 30), está na hora de acrescentar este passo à sua rotina de cuidados diários. Aplique--o com pancadinhas leves, com o dedo anelar, e só na zona onde sente osso.

S.O.S.: QUANDO A PELE DESATINA
Nesta idade, em princípio, a pele já acalmou dos surtos intempestivos de borbulhas, mas há casos em que elas se mantêm pela idade adulta. Se é o seu caso, vale a pena investir numa consulta com um dermatologista para repensar a sua estratégia de cuidados diários.Uma pele oleosa aos 25 anos não é o mesmo que aos 13, por isso deixe os cuidados concebidos para peles adolescentes para os seus irmãos mais novos e suba a fasquia: quase todas as boas marcas de perfumaria e farmácia têm linhas específicas para pele oleosa adulta, que ajudam a controlar o excesso de gordura e as borbulhas, mas têm texturas e aromas mais sofisticados e adaptados à sua idade.A velha máxima de nunca espremer uma borbulha mantém-se, agora mais do que nunca. Aplique um produto secante, disfarce-a com um pouco de base ou corretor... e pense noutra coisa.
pele, beleza, rosto

4 comentários:

  1. Olá, vim agradecer-lhe e dar-lhe o seu prémio, ainda se vai fartar de me ver por aqui eheh:)
    Entretanto, como disse no meu blog, também já encontrei o vestido mas foi muito atencioso da sua parte, obrigada*

    http://loveifyoudare.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. SER MULHER
    Ah, ser mulher!


    Ser mulher é ver o mundo com doçura,
    É admirar a beleza da vida com romantismo.
    É desejar o indesejável.
    É buscar o impossível.

    O poder de uma mulher está em seu instinto
    Porque a mulher tem o dom de ter um filho,
    E cuidar de vários outros filhos que não são seus.

    Ah, as mulheres!
    Ainda que sensíveis
    Mulheres conseguem ser extremamente fortes
    Mesmo quando todos pensam que não há mais forças.

    Mulheres cuidam de feridas e feridos
    E sabem que um beijo e um abraço
    Podem salvar uma vida,
    Ou curar um coração partido.

    Mulheres são vaidosas,
    Mas não deixam que suas vaidades
    Suplantem seus ideais.

    Muitas mulheres mudaram o rumo
    E a história da humanidade
    Transformando o mundo
    Em um lugar melhor.

    A mulher tem a graça de tornar a vida alegre e colorida,
    E ela pode fazer tudo isto quantas vezes quiser
    Ser mulher é gostar de ser mulher
    E ser indiscutivelmente feliz
    E orgulhosa por isso.

    - Brunna Paese -

    ResponderEliminar
  3. olá :)
    convido-a a visitar o meu blog de artesanato/bijuteria com camafeus (entre outros)

    www.atelierizzy.blogspot.com

    obrigada :)

    ResponderEliminar