terça-feira, 6 de outubro de 2009

Gripe A - Espaços públicos: saiba onde está o perigo

Quando o vírus da gripe A começar a circular activamente, ir ao supermercado, andar de metro ou frequentar uma discoteca implica riscos para a sua saúde.

"Quando vírus da gripe A começar a circular activamente, espaços fechados e confinados, onde as pessoas não têm outro remédio senão interagir bastante, como escolas ou quartéis, são locais de maior perigo", explica-nos Constantino Sakellarides, especialista em saúde pública.

Aeroportos - Evitar grandes enchentes de gente, sobretudo nas chegadas internacionais.

Transportes públicos - O metro e autocarros, sobretudo à hora de ponta, são locais de risco, quando o vírus estiver mais activo na comunidade. Usar máscara, na fase de maior contágio pode ser uma alternativa a considerar. "Mas não assuma que pode fazer coisas que não pode fazer sem ela e esteja preparada para causar pânico."

Bares e discotecas cheios - Locais onde haja muita gente a conversar ao balcão do bar ou a dançar em pistas lotadas, oferecem mais risco.

Escolas - A grande interacção física entre crianças torna-as ideais para a propagação de vírus e bactérias. "É muito importante que os pais não mandem as crianças para a escola enquanto a febre não tiver passado. Se forem identificados casos, as pessoas devem ser isoladas ou usar uma máscara e serem enviados amigavelmente para casa." Se o número de casos o justificar, algumas poderão ser encerradas.

Centros Comerciais e supermercados - Menos seguros nas filas com muita gente ou em dias de enchentes, se não conseguir manter distância de segurança. Praias e piscinas - Mais seguro, pois as pessoas procuram não estar muito próximas. Além disso, está ao ar livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário