quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Dores de cabeça: 6 culpados surpreendentes

Grande parte das dores de cabeça são provocadas por tensão muscular, por hábitos do estilo de vida ou até por alguns alimentos. Descubra algumas causas insuspeitas.



Automedicação. Mais que 10 comprimidos semanais de um analgésico de venda livre, como paracetamol, podem tornar uma dor de cabeça episódica num caso crónico. Isto acontece porque os analgésicos interferem com os níveis de serotonina no cérebro, que age como analgésico natural. Respeite as dosagens recomendadas e consulte sempre um médico se os sintomas persistirem.
Ressaca de café. Como qualquer estimulante, a cafeína é fisicamente aditiva. Sempre que demora mais a tomar a primeira chávena do dia, ou está a tentar reduzir o consumo, pode sentir uma dor forte. Tome-o à mesma hora, reduza a dose gradualmente e informe-se com o médico.
A mala. Carregar mais de 4/5kg pode causar tensão nos ombros e pescoço e levar a dores de cabeça. Reduza o peso ou divida-o por um segundo saco ou pasta.
Dormir mais horas. Sempre que fica mais uma ou duas horas na cama a sua química cerebral e ciclos circadianos desregulam-se. Tente levantar-se à mesma hora.
O seu almoço. Os químicos presentes em alguns alimentos, como queijos curados (tiramina), chocolate preto (teobromina e feniletilamina), artigos de charcutaria (conservantes à base de nitrados e outros) e refrigerantes diet com aspartame podem desencadear dores de cabeça. Mantenha um diário do que come, para detetar possíveis gatilhos de dor.
O telefone. Mais de um minuto ou dois a falar com o telefone ‘preso’ ao ouvido, com a ajuda do ombro, pode originar dores de cabeça por tensão muscular. Use o auricular ou ainda a função alta voz.

Sem comentários:

Enviar um comentário