terça-feira, 17 de março de 2009

CABELO SAUDÁVEL

As tendências ditam os cortes, os comprimentos, as cores… Mas há algo que tem de ser eterno: um CABELO SAUDÁVEL, brilhante e hidratado.

Um cabelo bonito e saudável faz toda a diferença.
Qualquer mulher sabe isso. Qual Sansão, é um trunfo pelo qual lutamos e arriscamos. Muitas vezes estragamo-lo de mimos (e exageros!) e prejudicamos a sua boa saúde e energia. Mas, actualmente, existem fantásticos produtos capilares, bem como ferramentas únicas que auxiliam o penteado sem estragar o cabelo.
Em suma, fique pelos cabelos!

Devemos usar produtos de uma só linha?
É preferível usar o champô e o condicionador de uma só linha, visto que os produtos foram concedidos para serem usados em conjunto. Em casos isolados, pode ser importante misturar produtos de linhas diferentes. Por exemplo, em cabelos cansados deve aplicar primeiro o champô que limpe profundamente o cabelo e apenas depois usar um condicionador para cabelos estragados nos dois terços inferiores do cabelo. Agora, quando o champô já não faz efeito, isso significa na maior parte das ocasiões que o cabelo foi alterado, a causa pode ser dos tratamentos químicos, do stress ou influência do meio ambiente (sol ou vento). Neste caso, é melhor mudar de produtos. Mas mudar com muita frequência não é aconselhável, pois os tratamentos são mais eficazes quando usados várias semanas seguidas.

Volume up!
Boas notícias: vamos todas poder usar esta tendência, pois é possível ripar cabelos de qualquer comprimento. Além disso, existe um penteado para cada gosto. Por exemplo, para o estilo dos anos 60, apenas se deve ripar o cabelo do alto da cabeça: reparta-o em pequenas quantidades com um pente de cabo, afaste cada um delas da cabeça e penteie até ao couro cabeludo, sempre com igual pressão. São suficientes duas a três passagens com o pente. Quanto mais vezes o fizermos, mais volumoso fica.

DIFERENTES ENTRE SI
Nem todos os cabelos secos são iguais. Qual a razão? Porque causas diferentes exigem abordagens específicas, se o cabelo for naturalmente seco, é aconselhável um tratamento regenerador e nutritivo (por exemplo, o ideal são produtos que incluam geleia real). Quando a causa para o cabelo estar seco e quebradiço se deve ao uso excessivo de secador e dos penteados, são necessários produtos que regulem a porosidade no revestimento do cabelo (por exemplo, ceramidas). Cabelos rebeldes e espigados, pelo contrário, precisam de óleos microfinos.

Heavy (hair) metal
Para que o cabelo não fique com um aspecto pesado, é aconselhável usar tratamentos e máscaras apenas duas a três vezes por semana. Os produtos que permanecem no cabelo devem ser usados em pequena quantidade (por exemplo, os tratamentos para as pontas). Mas quando se têm diferentes problemas de cabelo em simultâneo, o que acontece à maior parte das mulheres, é importante estabelecer prioridades. No cabelo pintado opte por um tratamento básico (champô e condicionador) para cabelos pintados. Para acentuar a ondulação ou cabelo espigado, aplique um fluído para pontas espigadas.

REGRAS DE OURO
- Nos cabelos cansados é indispensável usar um champô especial, que deve limpar profundamente o couro cabeludo e o cabelo, sendo simultaneamente suave para não irritar a pele da cabeça.
- O cabelo seco necessita de um tratamento intensivo a partir de interior.
- Quanto ao cabelo comprido, por ser especialmente delicado, é importante usar um concentrado para as pontas depois de cada lavagem.
- Já o cabelo fino tira o maior proveito dos produtos leave-in (sem passar por água), que actuam como condicionador. Possuem polímeros que, em princípio, levantam e suportam o cabelo.
- Um ondulado natural tem necessidade de uma loção para cabelo encaracolado, que defina os caracóis.
- Cabelo baço pode ser tratado com um banho de brilho que reflicta a luz.

2 comentários: