segunda-feira, 23 de março de 2009

TREINO PARA MUDAR DE VIDA

Conseguir aquilo que sempre quis é apenas uma questão de vontade.

Quer ser promovida ou abandonar um hábito que sabe que lhe faz mal? O coaching pode ser a solução.

Como é que posso enfrentar a pressão no trabalho sem me irritar ou desgastar?
Eu sei que sou melhor do que isto.
O que hei-de fazer para trazer as minhas qualidades ao de cima?
Porque é que só tenho namorados que me tratam mal e me fazem sentir a última das mulheres?
Quero deixar de fumar um maço de cigarros por dia, serei capaz?
À medida que avançamos na vida, temos a sensação que o mundo é um local cada vez mais complicado e que as pessoas que nos rodeiam, e que exigem tanto de nós, se multiplicam assustadoramente. Não é de estranhar que nos sintamos com tantas solicitações, tanto na esfera profissional como na privada.
Muitas vezes, entre as muitas obrigações profissionais que se atropelam todos os dias, os deveres familiares (acentuados quando se têm filhos pequenos) e a tentativa de concretização dos objectivos pessoais (ir ao ginásio regularmente, aprender outra língua, fazer um curso de formação, etc…), acabamos por nos perder e confundir as prioridades.
A solução encontrada por muitas pessoas, a nível individual, ou empresas, a nível colectivo, chama-se coaching. Como o nome indica trata-se de um treino. Um treino mental e psicológico, orientado por um profissional com formação específica, que tem como fim último ensinar as pessoas a colocar a sua própria vida no rumo certo.
Muitas empresas, no estrangeiro e também em Portugal, já recorrem a este método como forma de aumentar a produtividade dos seus empregados e, segundo estudos efectuados em todo o mundo, os “lucros” do investimento feito pelas empresas nesta técnica e os benefícios posteriores para o crescimento de negócio situam-se acima dos 100%.
Embora não sejam melhorias quantificáveis de uma forma objectiva, a grande mais-valia apontada por todos é o facto dos empregados passarem a estar mais focados nos seus objectivos e mais felizes em relação à sua vida de forma geral. Embora existam várias técnicas de coaching, o chamado coaching transformacional é o que se está a tornar cada vez mais popular. Segundo os coaches (os tais treinadores da mente), é um método que ajuda as pessoas a voltarem a acreditar em si mesmas e a aumentarem a auto-estima ao mesmo tempo que lhes indica o caminho a seguir. O coaching não apresenta uma lista de soluções fáceis e predefinidas para cada tipo de situação nem defende um conjunto de regras universais. O que faz é acompanhar e conduzir as pessoas na descoberta do próprio percurso, eliminando alguns dos obstáculos mais castradores. Escusado será dizer que cada caso é um caso e que cada um deve ser tratado individualmente.
Na base de tudo estão as emoções. Temos de nos concentrar naquelas que nos permitem andar para a frente e eliminar (ou, pelo menos, domesticar) as que nos limitam os movimentos. Através do coaching, conseguimos reformular as nossas próprias emoções e a forma como encaramos os outros e a vida. A abordagem é mais holística que matemática, uma vez que não existe uma fórmula fixa ou um programa rígido.
As sessões de coaching podem variar entre uma a doze sessões (ou mais) dependendo das necessidades de cada pessoa. O processo tem sempre início com um inquérito detalhado ao cliente (dados pessoais e profissionais, detalhes relacionados com o estilo de vida, ambições). A pessoa, ao verbalizar as suas características, dá-se a conhecer ao coach e, em simultâneo, fica mais consciente de si mesmo. Nesta avaliação são frequentemente usadas técnicas neuro linguísticas, hipnoterapia, reiki e testes psicotécnicos. Só depois de estabelecido o perfil e um padrão de personalidade é que é possível começar a trabalhar a sério o desenvolvimento pessoal.
No fundo, um coach trabalha com empresas ou indivíduos no sentido de os ajudar a atingir as metas e objectivos, tanto no trabalho como na vida privada. Através das sessões e workshops de coaching, as pessoas concentram, em si mesmas, a motivação que necessitam para mudar para melhor; para alterar comportamentos e hábitos que lhes limitam os movimentos e transformá-los em forças que garantam o seu êxito. É importante salientar uma diferença fundamental: os coaches não são terapeutas, embora os terapeutas possam ser coaches.
Mas o coaching não se aplica apenas na esfera profissional. Todas as áreas da nossa vida podem ser trabalhadas. E melhoradas. Desde o medo de falar em público a parar de fumar, passando pela escolha recorrente de maus namorados. A arma secreta do coaching é precisamente ajudar-nos a perceber porque é que nos comportamos desta ou daquela maneira. E, depois de entendido o motivo (que nem sempre é tão óbvio como pode parecer), torna-se mais fácil travar e, se for caso disso, fazer inversão de marcha.
Claro que para que a transformação ocorra, há um elemento que não pode faltar: força de vontade. Para deixar de fumar é mesmo preciso querer abolir de vez os cigarros. Se alguém decide fazê-lo apenas para agradar a outro, o mais provável é que recaia no hábito antigo. Antes de começar um programa de coaching, é importante que a pessoa em questão tenha consciência se está ou não mesmo disposta a, de uma vez por todas, mudar de vida.
Por isso lembre-se: antes de se inscrever em sessões de qualquer tipo de coaching, verifique se tem a força de vontade, honestidade e abertura de espírito necessárias para sofrer uma mudança que se quer efectiva e definitiva. Como tudo na vida, o coaching só funciona se nós quisermos.

O MANUAL
O livro Coaching em Portugal
Teoria e prática (Edições Silabo), de Alexandra Barosa Pereira, responde a algumas das perguntas mais frequentes sobre o coaching. O que é, como se faz, quem o faz em Portugal e com que objectivos.

Para mais informações:
Associação Profissional dos Coaches da Europa (informações em
www.more-coaching.com).
O site
www.becoach.pt tem informações sobre eventos em Portugal.

1 comentário: