terça-feira, 16 de junho de 2009

Conselhos de Estilo

Fui a uma consulta de estilo.
Cores fortes ou suaves, quentes ou frias? Roupas justas ou largas? Há um estilo que combina consigo. Para descobri-lo, existem especialistas que a analisam de alto a baixo, só para lhe dizer o que realmente lhe fica bem.

“Espelho meu, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?” Se a madrasta da Branca de Neve tivesse ido a uma consulta de estilo, talvez não fizesse a vida tão negra à enteada. É que, para estarmos efectivamente confortáveis na nossa pele, torna-se essencial reconhecer as cores que nos favorecem, as peças de roupa que exibem o melhor do nosso corpo e os truques que dissimulam as imperfeições. Há profissionais que se dedicam a este trabalho. Eu fui a uma consulta na Colourmebeautiful, com Manon Alves e Wieneke van de Vredeuma, consultoras de estilo. E isto foi o que aconteceu….

O tipo de pele dita a regra
A primeira coisa que Manon me disse é que havia seis tipos de mulheres, e que o meu estilo era ‘deep’: olhos e cabelo escuros e pele morena (basicamente, correspondo ao protótipo da maior parte das portuguesas). Para me elevar o ego, descobri que faço parte do mesmo grupo que Catarina Zeta-Jones. Porque sou morena, ficam-me bem as cores escuras, numa paleta que vai do negro ao chocolate, mas também o branco, algumas tonalidades de verde, o vermelho e o cor-de-laranja. “Agora, temos de ver se fica melhor com cores frias ou quentes, o que tem a ver com o seu tipo de pele”, explicou-me Manon, antes de me sentar em frente a um espelho, colocar-me um tecido de cor base – branco – sobre a roupa e testar amostras de tecido junto do meu rosto. Conclusão: sou ‘deep warm and soft’. Isto significa que me ficam bem o musgo, o roxo, o beringela, o turquesa, o vermelho e o cor-de-rosa.

Uma questão de estilo
Depois da consulta de cor, segue-se a de estilo. “Consiste numa análise do rosto e do corpo da pessoa, com vista a descobrir quais as peças que a valorizam e o que deve evitar usar e que tem em conta o estilo de vida, claro, e os sítios onde faz habitualmente as compras”, explica Manon. Tudo começa com um pequeno inquérito para avaliar qual o estilo de cada um. No meu caso, a resposta foi ‘city-chic’, sendo que há mais cinco classificações. “Perguntamos sempre à pessoa o que pretende mudar no seu estilo e ajudamo-la a obter o resultado positivo. Por exemplo, pode ser city-chic e ter vontade de adicionar um pouco do estilo criativo ao seu visual. Nesse caso, aconselhava-a a apostar nos acessórios e a evitar as lojas de pronto-a-vestir dos centros comerciais. As jóias, malas e sapatos mais originais encontram-se em feiras, mercados e lojas ‘alternativas’. Deve apostar em peças vintage.”

Dos pés à cabeça
Nada é deixado ao acaso numa consulta de estilo. O formato do rosto, mas, sobretudo, o do corpo, são o ponto de partida para descobrir quais os materiais, os cortes e as peças que nos favorecem, em conjunção com as cores. Se quiser, por exemplo, acentuar a cintura ou as ancas, deve optar por linhas e cortes direitos e estruturados, recorrer a cintos e evitar os materiais muito fluidos. Se quiser disfarçar os ombros largos, o truque é optar por casacos sem detalhes nessa zona ou os vestidos os camisolas de mangas tufadas. O certo é que tudo é passado em revista, inclusive o biquini que mais a favorece. No final, eu pelo menos sai com o desejo de chegar a casa e olhar para o meu guarda-roupa como se fosse a primeira vez!

6 GRUPOS, 6 CORES
Para usar em dias de festa

*Clear (cabelo escuro, pele clara): o grupo onde se insere a actriz Courteney Cox deve realçar a diferença entre o cabelo e a pele usando cores que contrastem (por exemplo, preto com uma cor água), mas também é uma boa solução apostar num vestido vermelho ou num verde ou roxo vibrante.
*Deep (olhos e cabelos escuros e pele morena): Catarina Zeta-Jones sabe muito bem que, para uma festa, nada como o preto total, um verde ou azul-escuro.

*Warm (as ‘ruivas’): As mulheres do mesmo estilo de Julianne Moore não têm no preto um aliado. É preferível escolher um vestido cinzento ou chocolate muito escuro, sendo que o cor-de-laranja e o caramelo são boas opções.

*Soft (pouco contraste entre o cabelo castanho claro e a pele): as tonalidades escuras ficam bem caso se enquadre no grupo de Kyle Minogue, mas, mais do que o preto, em época festiva deve apostar nos cinzentos suaves e no camel.
*Light (loiras naturais): Cláudia Schiffer é o exemplo deste tipo, que sai favorecido com o roxo, o fúcsia e o índigo claro. Não pode usar preto, porque o contraste é muito grande. A usar, não o faça muito próximo do rosto

Qual é o seu estilo?
Dramático:
Cores fortes e vibrantes, decotes marcados… O objectivo é não passar indiferente.
Natural: Cores suaves, como terras, beges e verdes águas, e presença de materiais naturais. Coloca em primeiro lugar o conforto
Criativo: Mistura de tecidos e cores diferentes, sapatos e malas originais, cortes fora do comum.
Romântico: Tecidos fluidos, folhos, materiais transparentes, padrões florais…
Clássicos: Discreto, combina os sapatos e as malas, investe nos acessórios de pele.
City-chic: Tem um pouco do clássico e do natural, mas de uma forma um pouco mais sofisticado. A aposta forte é nos acessórios.

Onde fazer
Duas holandesas, Wieneke van de Vrede, uma ex-professora e Manon Rosenboom Alves, antiga comercial, decidiram dar a volta à sua vida. Rumaram a Londres, fizeram formação e abriram o Colourmebeautiful em Cascais, onde prestam apoio na área da imagem.


Consulta de cor: tem a duração de uma hora e meia e inclui a entrega de uma carteira personalizada com 42 amostras em tecido. Preço: 90 euros.

Consulta de estilo: dura duas horas e inclui a entrega de um livro personalizado de estilo, com 28 páginas. Preço: 90 euros.

Contactos: 96 448 14 43 ou 91 199 34 06;
www.cmb.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário