sexta-feira, 26 de junho de 2009

É seguro andar de avião?

O acidente do avião da Air France colocou-nos a dúvida: há segurança nas viagens de avião? Esta foi a resposta...

O acidente trágico do voo AF-447, da Air France, trouxe ao de cima muitos dos nossos receios no que se refere às viagens de avião. mas em primeiro lugar temos de pensar: é seguro em comparação com o quê? Se for em comparação com andar de carro, toda a gente está farta de saber que sim, que é muitíssimo mais seguro.

Os aviões sempre caíram, desde que há aviões, tal como os ciclistas sempre caíram desde que há bicicletas. A diferença, claro é a enormidade do acidente: nada nos nossos genes nos preparou para um avião, muito menos para um avião que cai. Por isso temos tanta dificuldade em assistir à notícia de mais uma queda. É uma tragédia maior do que a capacidade que a mente humana tem para as tragédias...

Mas de facto, é seguro... Em números de mortos, o avião não é o meio de transporte mais seguro. Essa honra cabe ao autocarro. Mas tentem lá ir de autocarro até Canberra... Por cada milhão de passageiros transportados em automóvel, morrem duzentos. Por cada milhão de passageiros transportados por avião, apenas um.

Por que caem os aviões?
Raramente se pode apontar o dedo a um único culpado: geralmente as causas de um acidente são várias. Aproximadamente 80% de todos os acidentes ocorrerm ou durante a descolagem/aterragem ou pouco depois. Neste aspecto, o desaparecimento do avião da Air France parece ter sido um dos casos raros de anomalias em pleno voo, que se devem geralmente ou a más condições climatéricas ou a um mau funcionamento do avião.

Segundo um estudo da Boeing analisando os anos entre 1996 e 2005, as causas principais para a queda de um avião são erro do comandante ou tripulação (55%), falha mecânica (17%), condições atmosféricas (13%), outras (sabotagem, bombas, colisões), erro de controladores aéreos (5%) e deficiências de manutenção (3%).

Outros estudos apontam para ainda mais percentagem de erro humano da parte do comandante.
De qualquer maneira, embora nos pareça o contrário, o número de acidentes de avião tem estado a diminuir ao longo dos anos, embora com altos e baixos. Por exemplo, enquanto que em 1999 houve 198 acidentes, de que resultaram 1130 mortos, em 2008 houve 147 acidentes, com 876 mortes.

ONDE SENTAR-SE
E afinal, é mais seguro viajar na parte de trás ou na parte da frente do avião? É uma pergunta comum a muitos angustiados viajantes, mas ao que parece ainda não tem uma resposta segura.
Um estudo do site
www.popularmechanics.com examinou cada acidente aéreo nos Estados Unidos desde 1971 e concluiu que, quanto mais para trás as pessoas se sentassem, mais as suas possibilidades de sobreviverem em caso de acidente. A Boeing e a Federação americana de Aviação afirmam que actualmente não se pode afirmar que haja algum lugar mais seguro do que outro, porque o estudo não teve em conta os desenvolvimentos em matéria de segurança, e além disso os voos estudados não permitiam tirar esse tipo de conclusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário